Go to footer

Formigas minúsculas

Informações sobre as principais pragas e doenças danosas as orquídeas, bem como, a sugestão de combate ou controle das mesmas, dicas sobre defensivos, técnicas de aplicação, etc.

Formigas minúsculas

Mensagempor Mayane » Seg Mar 12, 2012 12:54

Olá!!

Apareceram um monte de formigas nas minhas orquídeas. Parecidas com a lava-pé, só que menor. Sabe aquelas que tem em quase todas as cozinhas do mundo (minúsculas que parecem um ponto que se mexe)? Essas mesmas!
As safadas estão em uma boa parte dos meus vasos, aparentemente as orquídeas estão bem, mas to começando a ficar preocupada.

Elas são prejudiciais?
Devo exterminá-las?

Abraços
Mayane
De 100 a 499 mensagens
De 100 a 499 mensagens

Re: Formigas minúsculas

Mensagempor Hermes Roberto » Seg Mar 12, 2012 01:28

Olá Mayane...estou pensando em voltar a fazer a "calda de fumo" naturalmente fervida antes de aplicar e fazer bem forte pois excluindo o tal virus do tabaco quanto mais fedorenta melhor. Acho que é um bom "espantalho" para formigas de qualquer espécie. Entre uma aplicação e outra também a nossa conhecida calda bordaleza.
"Os animais dividem conosco o privilégio de se ter uma alma"
http://www.panoramio.com/user/5780513
http://www.flickr.com/people/44750853@N06/
Hermes Roberto
Moderador
Moderador

Nome completo: Hermes Roberto Duarte
Cidade - City: Santa Maria

Mensagempor Paula Azevedo » Seg Mar 12, 2012 06:20

Olá Roberto,
desculpe a ignorância, mas, podia explicar melhor o processo de exterminar as formigas, porque eu não percebi nada :oops: . No verão tambem costumo ver formigas nos meus vasos de orquideas e opto por mudar o substrato, para as eliminar; mas esse seu processo não percebi nada...desculpe. Há termos vossos que eu não percebo :oops: . Pode explicar melhor? Obrigada.

Um grande abraço
Paula
Paula Azevedo
De 100 a 499 mensagens
De 100 a 499 mensagens

Cidade - City: Trofa-Portugal

Mensagempor JRG » Seg Mar 12, 2012 07:55

Oi Mayane, vou contribuir aqui com o que sei sobre formigas, ok
-Elas são pequenas e incomodam muito! rsrs
Agora, falando sério, as formigas podem sim causar um probleminha para as orquídeas. Até onde sei elas podem espalhar cochonilhas pelos nossos vasinhos. Parece que elas vivem em harmonia com as cochonilhas que produzem para as formigas algum alimento. Assim as formigas as protegem. Verifique se já não há aquelas casquinhas cerosas grudadas nas folhas, aquele algodãozinho nas partes mais escondidas... são vários tipos de cochonilhas.
Elas estão no meu orquidário também. Hoje pulverizei um coquetel de presente para elas.
Existe vários modos de acabar com as formiguinhas. Se estiverem aninhadas em um vaso, você deve mergulhá-lo totalmente em um recipiente com água por alguns minutos e verá as formigas evadindo do local desesperadas. rsrs
Se elas estiverem em tudo, caminhando por todos os vasos, como no meu caso, você pode pulverizar inseticida e óleo mineral juntos assim ajuda contra as formigas e as cochonilhas... Se forem poucos vasos, um inseticida desses que a gente tem em casa pra matar as malditas baratas serve, mas é importante que tenha com solvente água e não querosene. ok! rs
Josué
São Paulo -SP
Ares poluídos, águas poluídas, clima indefinido, risco de enchente e seca. Lugar não muito favorável ao cultivo de orquídeas. Não sei o que estou fazendo aqui.
JRG
Mais de 500 mensagens
Mais de 500 mensagens

Nome completo: Josué Rodrigues Gomes
Cidade - City: São Paulo

Mensagempor Hermes Roberto » Seg Mar 12, 2012 09:17

Olá Paula...primeiramente sempre digo que não devemos dizer ser ignorância o fato de não sabermos algo que outros saibam pois com certeza sempre saberemos alguma coisa que outros não sabem. Assim tudo é troca de conhecimentos e experiências.
Calda de fumo é feita com aquele fumo em corda que os mais antigos faziam seus cigarros. Aqui no Brasil os caboclos do interior ainda tem esse costume. Talvez em Portugal também. Desfiam o fumo e enrolam num pedaço de papel. Assim pega-se um pedaço aprox 10cm do fumo e deixa-se na água quente de um dia para outro até soltar aquela cola preta que envolve o fumo. Passe num coador para depois não entupir o burrifador mas antes de burrifar nas orquideas precisa ser fervido para matar o tal vírus do tabaco prejudicial às orquideas.
Você obterá uma calda preta de cheiro forte que as formigas não gostam. Tudo depende da quantidade de plantas que vc tem para aumentar a quantidade da calda. Vc tem uma grande quantidade de Cymbidiuns e outras.
A mão de obra será bem menos do que vc trocar o substrato todos os anos.
Veja o que o amigo Josué falou sobre mergulhar o vaso totalmente casos elas já estejam aninhadas dentro do vaso.
Alguns minutos e elas começam a saltar pra fora.
A formiga que vez e outra aparece aqui pra mim é saúva (preta grande) que faz uma associação simbiótica com a cochonilha. A cochonilha lhes fornecem uma substância adocicada em troca de proteção contra predadores.
Veja na foto abaixo uma maneira fácil que uso para evitar a presença das formigas. Meus vasos são práticamente todos pendurados. Graxa de automóvel ou graxa industrial nos ganchos. Sempre que tiver alguma dúvida será um prazer. Grande abraço.
Imagem
Graxa nos ganchos por Hermes SM, no Flickr
"Os animais dividem conosco o privilégio de se ter uma alma"
http://www.panoramio.com/user/5780513
http://www.flickr.com/people/44750853@N06/
Hermes Roberto
Moderador
Moderador

Nome completo: Hermes Roberto Duarte
Cidade - City: Santa Maria

Mensagempor Mayane » Ter Mar 13, 2012 03:26

Poxa Hermes,

Os meus que estão pendurados eu vou colocar graxa, é uma boa ideia.

Estou providenciando, também algumas mudas de citronela, plantando ela em volta do orquidário, já que é um inseticida natural. Inclusive estou pensando em fazer chá com ela ao invés de usar o fumo (tenho medo da tal bactéria, virus, etc...).

abraços
Mayane
De 100 a 499 mensagens
De 100 a 499 mensagens

Mensagempor Mayane » Ter Mar 13, 2012 03:29

Paula Azevedo escreveu:Olá Roberto,
desculpe a ignorância, mas, podia explicar melhor o processo de exterminar as formigas, porque eu não percebi nada :oops: . No verão tambem costumo ver formigas nos meus vasos de orquideas e opto por mudar o substrato, para as eliminar; mas esse seu processo não percebi nada...desculpe. Há termos vossos que eu não percebo :oops: . Pode explicar melhor? Obrigada.

Um grande abraço
Paula

Paula, eu tenho uma amiga Zootecnista que mora em Portugal.
Quando ela veio para cá, ficar alguns dias aqui em casa. No início foi um problema, as vezes eu não entendia nada que ela fala, as vezes ela não fazia ideia do que eu estava falando.
Então se tiver dificuldade de entender algo, é só perguntar, com certeza estamos aqui para ajudar.
Acredito que o Hermes explicou sobre o fumo, se ainda tiver alguma dúvida é só falar!

Abraços
Mayane
De 100 a 499 mensagens
De 100 a 499 mensagens

Mensagempor Mayane » Ter Mar 13, 2012 03:32

JRG escreveu:Oi Mayane, vou contribuir aqui com o que sei sobre formigas, ok
-Elas são pequenas e incomodam muito! rsrs
Agora, falando sério, as formigas podem sim causar um probleminha para as orquídeas. Até onde sei elas podem espalhar cochonilhas pelos nossos vasinhos. Parece que elas vivem em harmonia com as cochonilhas que produzem para as formigas algum alimento. Assim as formigas as protegem. Verifique se já não há aquelas casquinhas cerosas grudadas nas folhas, aquele algodãozinho nas partes mais escondidas... são vários tipos de cochonilhas.
Elas estão no meu orquidário também. Hoje pulverizei um coquetel de presente para elas.
Existe vários modos de acabar com as formiguinhas. Se estiverem aninhadas em um vaso, você deve mergulhá-lo totalmente em um recipiente com água por alguns minutos e verá as formigas evadindo do local desesperadas. rsrs
Se elas estiverem em tudo, caminhando por todos os vasos, como no meu caso, você pode pulverizar inseticida e óleo mineral juntos assim ajuda contra as formigas e as cochonilhas... Se forem poucos vasos, um inseticida desses que a gente tem em casa pra matar as malditas baratas serve, mas é importante que tenha com solvente água e não querosene. ok! rs

Concordo contigo!!!
São pequenas e incomodam!!!!!!!!!
O meu problema é que elas estão em todos os vasos!!!
Nenhuma orquídea está feia, machucada, ou qualquer coisa assim, por isso não estou desesperada. Mas vou providenciar um inseticida!
Valeu as dicas!
Mayane
De 100 a 499 mensagens
De 100 a 499 mensagens

Mensagempor Sonia Travaglia » Ter Mar 13, 2012 03:39

Também tive problemas com as formiguinhas em 1 vaso , usei a técnica de mergulhá-las em bastante água e qdo saíram ,carregando os ovos,joguei inseticida nelas(SBP) e depois óleo.Acho que resolvi por enquanto ,mas fico de olho,na dúvida coloco de molho a planta.
Sonia Travaglia
Mais de 500 mensagens
Mais de 500 mensagens

Nome completo: Sonia Travaglia
Cidade - City: São Paulo
Estado - State: São Paulo
País - Country: Brasil

Mensagempor Paula Azevedo » Qua Mar 14, 2012 06:27

Olá Mayane e Roberto,

obrigada pela vossa compreensão, paciência e explicação. OBRIGADA MESMO. Eu fiquei esclarecida e muito contente por terem compreendido a minha dúvida. É claro que há termos caracteristicos de cada idioma e nem sempre são fáceis...quando acontecer isso da minha parte, faço questão que se pronunciem. Afinal estamos aqui para conversar, não é :?: :?: :?:

Um grande abraço para vocês,
Paula
Paula Azevedo
De 100 a 499 mensagens
De 100 a 499 mensagens

Cidade - City: Trofa-Portugal

Próximo

Voltar para Índice do fórum

Voltar para Pragas e doenças