Go to footer

Etapas de uma Orquídea e seus cuidados básicos

Seção do fórum destinada aos iniciantes na orquidofilia. Envie suas perguntas para que todos possam responder e solucionar suas dúvidas.

Etapas de uma Orquídea e seus cuidados básicos

Mensagempor Pequenna » Sáb Mar 03, 2012 02:12

Oi turma tudo bom?
Para esclarecimentos:
Seeding quando ela é pequeninha tudo bem mas quando ela passa para pré adulta?
E adulta? Uma planta "grande" mas sem nunca ter florido é o que? E uma que já floriu pelo menos uma vez?
O adubo para floração eu começo aplicando quando eu vejo a espata pequenininha nascendo?
Fora isso na adulta seria o 20-20-20?
Ou quando esta nascendo brotos em uma adulta eu uso o 30-10-10 mesmo sendo adulta?
Quando o broto já esta grande, eu mudo o adubo 30-10-10 para o 20-20-20 e se e quando aparece a espata eu uso o 8-45-14? Todos os bulbos dão flores ou não? ou tem uma "hora certa"
Desculpe galera é que estou anotando tudo, simplesmente tudo e já li todos, digo TODOS os tópicos do TIRA DUVIDAS do fórum e ainda ficaram duvidas.

Detalhe: TODAS as minhas estão em vasos de barro cheios de buracos (exceto as Miltoniopsis, estão no de barro sem furo), com Arg exp no fundo, substrato misto de casca de pinus, fibra de coco e carvão vegetal e pedras brancas para ajudar a fixar a planta.
Molho duas a três vezes por semana, pois aqui esta muito quente e molho o chão todos os dias. Não pegam sol direto mas estão um um lugar muuuuuito claro mesmo. Protegidas de vento forte mas com muita ventilação. Algumas já até floriram e fiquei muito feliz mas tb já perdi algumas e não quero perder mais nenhuma.
Por favor me ajudem!!!!!
Abraços!
Pequenna
Pequenna
De 50 a 99 mensagens
De 50 a 99 mensagens

Cidade - City: Piracicaba

Re: Etapas de uma Orquídea e seus cuidados básicos

Mensagempor Hermes Roberto » Sáb Mar 03, 2012 04:27

Olá Pequenna...não sou nenhum grande cultivador nenhum expert no assunto mas vamos passo a passo.
Seedling é a plantinha ainda nova ou muda criada apartir de uma semente (seed) que vai desde seu nascimento até a 1ª floração independente se originou-se mesmo de sementes ou por clonagem.
Esse processo de reprodução exige material e equipamentos de laboratórios. Até hoje nunca fiz.
Um seedling após começar a largar raízes acredito que possa ser colocado ao ambiente que lhe proporcione meios de sobrevivência conforme a sua espécie (epífitas..rupícolas..terrestres). Acho que seria a fase pré-adulta.
Fase adulta quando ela já está satisfatóriamente enraizada pronta para florir.
Devemos sempre lembrar que o desenvolvimento das orquídeas é lento e algumas florescem apenas uma vez p ano.
Nem todos os bulbos dão flores. Temos como exemplo o Dendrobium que só florescem os bulbos mais velhos que já perderam as folhas. Cada espécie tem sua época certa de floração desde que estejam nas condições ideais de cultivo como se estivessem em seus habitats naturais.
Sobre a adubação:
Adubos à base de N P K (Nitrogênio - Fósforo - Potássio)
N - Nitrogênio - responsável pelo crescimento e desenvolvimento saudável da planta. Os produtores aplicam uma adubação com maior porcentagem de Nitrogênio (30-10-10) aos seedlings para incentivar seus crescimentos.
P - Fósforo - responsável pela boa floração e formação de sementes - Os produtores aplicam uma adubação com maior porcentagem de Fósforo (10-30-10) na época de exposições para incentivar a floração.
K - Potássio - responsável pelo viço e boa folhagem da planta.

Sempre tenha em mente que adubo ou fertilizante em doses excessivas pode matar.
Particularmente estou usando 10-10-10 uma colher de chá em 1lt de água 1 vez p/semana diluido em água diretamente sobre as raízes - Todos os 3 nutrientes estão balanceados na mesma proporção.
"Os animais dividem conosco o privilégio de se ter uma alma"
http://www.panoramio.com/user/5780513
http://www.flickr.com/people/44750853@N06/
Hermes Roberto
Moderador
Moderador

Nome completo: Hermes Roberto Duarte
Cidade - City: Santa Maria

Voltar para Índice do fórum

Voltar para Tira dúvidas